27 de março de 2019

O que é planejamento tributário e como ele pode ajudar as finanças do seu negócio?

Uma das principais responsabilidades de um empresário é fazer um planejamento tributário de sua empresa. 


Planejamento Tributário
Compartilhe:

Uma das principais responsabilidades de um empresário é fazer um planejamento tributário de sua empresa. Deve ser um trabalho contínuo dentro do processo de estruturação do negócio e influenciará diretamente no atingimento das metas da companhia, seja ela pequena, média ou de grande porte.

O objetivo do planejamento tributário é de minimizar os custos fiscais, sempre respeitando a lei de forma integral, procurando no entanto, negócios jurídicos com menor ou nula tributação. Trata-se de uma atividade lícita, e devidamente tutelada na forma jurídica. É um direito do contribuinte e de fundamental importância para sua segurança nas relações tributárias.

O trabalho compreende desde a definição do melhor sistema de tributação (lucro real, lucro presumido, simples nacional) até o correto aproveitamento dos créditos de insumos.

A escolha do melhor planejamento tributário necessita da ajuda de um advogado, até porque, são muitas as leis que constantemente são alteradas sem falar nas variáveis que possibilitam, ou até obrigam, que as empresas sigam em determinado regime. Por essa razão, é importante ter uma metodologia jurídica em seu desenvolvimento, para que todo o trabalho seja fundamentado legalmente.

A grande vantagem deste trabalho é que tudo pode ser feito digitalmente, facilitando e agilizando sobremaneira sua estruturação e conclusão. 

Em nossa consultoria digital a empresa enviará por e-mail os seguintes arquivos digitais e balancetes:

  • EFD Contribuições (PIS/COFINS);
  • EFD Fiscal; (ICMS E IPI);
  • ECD – Escrituração Contábil Digital (CONTABILIDADE)
  • DCTF;
  • DARF’s Pagas ou a pagar;
  • Balancetes Contábeis, e
  • ECF- Escrituração contábil Fiscal ( IRPJ e CSLL)

A partir destas informações, é feita a comparação das declarações (EFD's, DCTF, etc) X cálculos corretos X pagamentos (DARF). Os tributos analisados serão os seguintes:

  • IRPJ; CSLL; PIS; COFINS; IPI, ISS-QN, ICMS

Em seguida é verificado o aproveitamento correto dos créditos de insumos na revenda:  tais como combustível, transportes na aquisição, energia elétrica, depreciações, armazenagem, frete na venda, aluguéis, serviços prestado por terceiros, estabelecendo com conceito próprio para cada empresa, etc.

Para as empresas que tributam o lucro real, é analisado, inclusive, se há ou não despesas ocultas, que não foram contabilizadas.

Todo esse trabalho é consolidado em um relatório/parecer jurídico, e enviado ao gestor, administrador ou sócio para serem tomadas as providências e decisões que entenderem necessárias. Não é de nossa atribuição a cobrança e a implementação das mesmas que fica à cargo da administração da empresa.

O relatório/parecer não precisa ser acatado pela empresa, pode ser considerado para reflexão e formação de uma nova cultura tributária da empresa, e será sempre mencionado nos próximos relatórios, os quais constarão como pendências não realizadas.

O planejamento tributário não tem a pretensão de se contrapor ao setor contábil/fiscal da empresa, mas sim de fomentar o avanço dos trabalhos desenvolvidos até então através de uma análise criteriosa e independente.

Manteremos contratualmente o sigilo absoluto das informações disponibilizadas pelos clientes.

 

Voltar